Muito utilizado pelos Radioamadores, o acoplador de antenas, ou sintonizador de antenas, é um acessório que além de proteger o transmissor, promove o casamento de impedâncias, facilitando a recepção e melhorando o envio da radiofrequência para a antena. São utilizados tres tipos: em "L", em "T" e em "PI", o tipo em L é simples e de desempenho modesto. O tipo em T é usado para cobrir uma maior faixa de frequências. O tipo em PI é utilizado para uma maior supressão de harmônicos, desta forma é o melhor tipo para suprimir interferências.
Publico aqui, algumas fotos de minha recente montagem: acoplador em pi, para as faixas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros; essa montagem já incorpora um medidor de roe, capacitores extras que podem ser adicionados em paralelo com os variáveis, chave comutadora de elos da bobina e, também, a adicão de uma entrada para antena de alta impedância, feita com o corpo de um fusível de porcelana e isolador elétrico.
Este Blog foi criado com a finalidade de divulgar e informar os admiradores de rádios antigos; fornecendo, tanto quanto for possível, informações sobre equipamentos de teste e rádios antigos, bem como assuntos relacionados ao Radioamadorismo. This blog was created to disseminate and inform the admirers of old radios, providing as much as possible, information on test equipment and old radios, as well as issues related to Amateur Radio.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Assinar:
Comentários (Atom)
QSL DE PY2MAS
ELT BC - 778 Gibson girl
Transmisso Localizador de Emergência, em Inglês: Emergency Locator Transmmiter. Foi construido, tendo como modelo um transmissor localizador capturado de uma aeronave Alemã, no início da II guerra, é... Americano, também, copia. Este transmissor foi adquirido na loja do Neto, "O CORSÁRIO", por onde faço passagens regulares, e sempre tem alguma coisa interessante para se ver. Após a aquisição e desmontagem, fiz uma análise para proceder uma restauração, resolvi manter a pintura original, em virtude de sua caixa ser confeccionada em alumínio e estar em bom estado de conservação. O gerador interno estava travado, o mantenedor usou muito breu para fazer o selamento do eixo da manivela, e este breu escorreu para dentro da caixa e travou o eixo; lembre-se que naquela época não existia silicone, colas especiais e coisas assim. Após o destravamento e lubrificação o gerador voltou a funcionar, continua...
CB 144 2005 CERTIFICADO
PY2 MAS 1 COLOCADO OUMM
QSL DA VOVÓ ALDA
LANDELL DE MOURA PATRONO
"O BRASIL PRECISA APRENDER A RECONHECER E REVERENCIAR SEUS VULTOS HISTÓRICOS"
LINHA SWAN 350
PLACA DO TROFÉU 1 LUGAR CSA 2009
EQUIPE: PY2MAS, PY2PGI,PY2DIZ,PY2RAC, PY2RST, PU2PAH, PU2KAS.
PONTE RC INCATEST





