Este Blog foi criado com a finalidade de divulgar e informar os admiradores de rádios antigos; fornecendo, tanto quanto for possível, informações sobre equipamentos de teste e rádios antigos, bem como assuntos relacionados ao Radioamadorismo. This blog was created to disseminate and inform the admirers of old radios, providing as much as possible, information on test equipment and old radios, as well as issues related to Amateur Radio.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
GERADOR DE RF AN/URM25D
Andando pelo ferro-velho, encontrei um gerador de rf AN-URM 25D, sem algumas válvulas, sem tampa, sem caixa e sem fonte; os circuitos pareciam completos e resolvi investir, após a costumeira troca de ofertas, comprei-o. Providenciei uma limpeza, já verificando possíveis componentes avariados, achei alguns capacitores suspeitos e substitui-os; após restaurar os circuitos e recolocar as válvulas faltantes, o bicho parecia completo.
Faltava a fonte, um circuito relativamente simples, estudei-a e lapidei alguns conhecimentos sobre fontes ressonantes; o simples circuito exigia componentes precisos, senão a ressonância seria difícil de se conseguir. Após um longo tempo tentando reunir os componentes, consegui-os e dei início à montagem, esquema simplificado:
E aqui o circuito da fonte, completo:
Ferro de solda quente, mãos à obra, queima dedo, solda aqui, solda ali e resultado é este:
A fonte ficou bem maior que a original e, também, mais pesada.
Após os testes iniciais, tudo correu como o esperado e partimos para a conexão com o gerador , o auxílio da lâmpada série é fundamental, ligação feita, período de aquecimento e tudo corre normal, com exceção das lâmpadas de iluminação do dial que teimaram em não acender, muito embora estivessem boas e testadas.
Partimos então para as medições e eventuais calibrações; com o auxílio de meu fiel frequencímetro Minipa 7150, fiz várias verificações, em todas as faixas e o gerador mostrou-se bastante preciso, muito embora apresentasse uma indicação um pouco superior nos valores, mas de maneira uniforme. Pesquisando um meio de corrigir isso e eis que me deparo com a solução no próprio manual; o engenheiro projetista colocou um parafuso de ajuste no topo de fixação do eixo sem-fim, que comanda o ajuste de frequência, e soltando-o você pode ajustar a geração de acordo com a referência confiável, engenheiro coisa é outra inteligência.
Faltava agora uma caixa para alojar tudo isso; as dimensões das criaturas dificultava achar uma adequada e eu precisando utilizar o gerador para calibrar e alinhar o meu Collins; olha aqui, olha ali e a vista caiu sobre um monitor tubão que estava para ser jogado fora, retira-se o tubo e as placas e após algumas medições foi verificado que a “coisa” cabia lá dentro, a fonte ficou assim:
E a parte frontal ficou assim:
E vamos em frente, muitos rádios para restaurar e alinhar. Até breve, Motta PY2MAS.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
quarta-feira, 8 de maio de 2013
LINKS DE INTERESSE:
BLOG DO FERNANDO PY2NL
BLOG DO RICARDO PY2LSB
BLOG DO PEDRO CÉSAR PU3WWV
FEIRINHA DIGITAL
QRZ.COM
ARAUCÁRIA CLUBE DX
PROPAGAÇÃO EM VHF
SPOT DE CONTATOS
RECEPTOR SDR VIA WEB
RIGPIX
VENDA DE RADIOS MILITARES
ARPA
ACHE A LOCALIZAÇÃO DO SEU QTH
RADIOS CLÁSSICOS: COLLINS
RADIOAMADOR BRASIL
RADIO SOCIEDADE TÉCNICA
FONTES DE ALIMENTAÇÃO E ELETRÔNICA
PROJETOS KITS E MONTAGENS
Assinar:
Postagens (Atom)