O FT-897 é um transceptor que oferece inúmeros recursos, a gente demora um pouco até começar a "dessossar" o maravilhoso rádio, mas depois ele torna-se até intuitivo. O seu design frontal é moderno, funcional e agradável a vista. O desempenho surpreende, principalmente no começo da faixa de hf, em recepção, na faixa de 80 metros e broadcastings. Possui um menu principal com 91 ítens e uma linha de comando com dezessete posições e tres comandos de cada vez. Um lembrete, para aqueles que não costumam ler o manual, caso você esteja usando a saida CAT, como o acoplador FC-30 por exemplo, ou outro acessório, lembre-se que esta função é replicada no conector de microfone, e pode ser modificada através do menu 59.
O propósito deste post é discorrer sobre o medidor analógico grande, algumas considerações: existe para venda o modelo da LDG, muito bem construido, muito bem acabado e 100% funcional, até aí tudo bem, só que estamos no Brasil, onde é que vende?, podem procurar, no Brasil, em lugar nenhum!. Resta o exterior, acha-se a $79,00, soma-se o frete $42,00, até aí temos uma despesa de $121,00, multiplica-se pela cotação do dólar atual, que é R$1,75, no cartão de crédito; a televisão insiste em anunciar que o dólar teve queda e está sendo cotado a R$1,64, e essa diferença?, eu não sei..., 121 x 1,75= 211,75, até aí já está caro, pagar 211,75 por um medidor analógico, para equipar o seu ft-897 adquirido às duras penas; mas a facada maior está por vir, a Receita Federal vai cobrar-te 60% deste valor a título de Taxa de Importação, pois o valor ultrapassou o limite mínimo de $50; então vejamos: 211,75 + 60%= 338,80, este é o valor que pagaremos por um "Large Meter".
O que é preciso para termos um large meter, funcionando em nosso FT-897?.
-Um galvânometro, com fundo de escala de 1 miliampére.
-Um trim-pot de 470 kohm.
-Dois cabinhos de 40 cm.
-Um plug p-2.
Só isso?, sim só isso.
O contato central, ou ponta do plug, tem a polarização positiva, o condutor ligado a esse ponto será ligado no contato central do trim-pot e um lide do trim-pot soldado no terminal do galvânometro, o outro ficará livre. O outro condutor liga o massa do plug ao outro terminal do galvânometro. Agora é só regular o instrumento e utilizar.Mais simples, impossível!!!.
Este Blog foi criado com a finalidade de divulgar e informar os admiradores de rádios antigos; fornecendo, tanto quanto for possível, informações sobre equipamentos de teste e rádios antigos, bem como assuntos relacionados ao Radioamadorismo. This blog was created to disseminate and inform the admirers of old radios, providing as much as possible, information on test equipment and old radios, as well as issues related to Amateur Radio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal a dica Motta, vou fazer um desses também. 73!
ResponderExcluirOlá Pedro, esta, também, é uma das utilidades da Internet: a socialização do conhecimento; instrumento muito útil apesar de ser analógico, e se você o construir com um miliamperímetro grande ficará de fácil visualização, depois é só imprimir as escalas e ele ficará ainda mais funcional, baita abraço, tchê!.
ResponderExcluir